terça-feira, 30 de abril de 2013

Ex-presidente do BNDES defende estatizar Porto do Açu e entregar para Vale




Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), defendeu a estatização do Porto do Açu em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (10).
Para o professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o governo deveria estatizar o porto da LLX Logística (LLXL3) e a mina de ferro da MMX Mineração (MMXM3) e entregar à Vale (VALE3;VALE5). 
 
"A Vale está penalizada no mercado mundial porque a longo prazo sua expansão apresenta ângulos poucos favoráveis", avaliou o economista, acreditando que isso é uma solução melhor do que uma possível ajuda ao grupo EBX. Para ele, a fortuna de Eike é resultado da política macroeconômica do governo petista nos últimos anos, cujos. 

"Não sei se é exequível, a dívida de Eike é imensa, uma parcela enorme vencendo imediatamente, o grupo foi criado por uma bolha especulativa de dimensões colossais", afirma Lessa. A prática equivaleria executar uma empresa privada para entregar para outra, da qual o BNDES, que havia sido controlado por Lessa, é acionista..

Sem comentários:

Enviar um comentário