terça-feira, 7 de maio de 2013

Controle de doenças do tomate em expansão para produtores do Rio Rural




Os resultados positivos obtidos pela Pesagro-Rio com a implementação do monitoramento climático para controle de doenças em tomateiro, vão expandir o projeto para produtores de microbacias atendidos pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura. A previsão inicial é de instalação de equipamentos nas microbacias de Santa Maria e Cruz da Moça, no município de São José de Ubá, conhecido como a “terra do tomate”.

O projeto, executado em parceria com a Olearys, empresa que desenvolveu o software de coleta de dados ambientais, já conta com 16 instalações distribuídas pelo Estado do Rio de Janeiro. Para difundir o acesso à tecnologia para mais produtores estão sendo realizados treinamentos para técnicos e extensionistas, visando o melhor atendimento aos produtores.

No final de abril aconteceu o primeiro Curso de Aplicação do Monitoramento Climático para Controle de Doenças em Tomateiro, no município de Mendes, Centro-Sul Fluminense. A capacitação foi instruída por técnicos da Olearys, que passaram o conhecimento do manuseio do sistema operacional do equipamento para técnicos da Emater-Rio e da Defesa Sanitária Vegetal.

A iniciativa teve como principal objetivo dar suporte científico e tecnológico a agricultores e agrônomos para o controle de doenças na lavoura. Através de coleta de dados ambientais nas propriedades, o técnico orienta o produtor sobre o momento mais apropriado para realizar as pulverizações. A media reduz os gastos com agrotóxicos, minimiza os impactos ambientais e ainda produz alimentos mais saudáveis.

Segundo Marcos Balbi, técnico da Olearys, o sistema funciona como ferramenta auxiliar para a tomada de decisão do técnico. De acordo com a empresa, os dados estarão disponíveis gratuitamente na internet para os técnicos, bastando, para tanto, cadastrar-se no site.

Sem comentários:

Enviar um comentário