sábado, 1 de junho de 2013

Baixas temperaturas podem ser suas aliadas na hora de perder peso

 

Nathana Alves toma sopa no inverno para esquentarFoto: Nina Lima
Anny Ribeiro
Tamanho do textoAAA
A temperatura diminuiu, e todo mundo correu para debaixo do edredom. As academias estão mais vazias, e a tentação para comer guloseimas calóricas aumenta. Se você quer ir na contramão dessa história, uma boa notícia: é nesta época do ano que o corpo gasta mais calorias, sem contar que algumas delícias quentinhas, como sopas e chás, ajudam a dar aquela secadinha.
- É natural o corpo pedir mais comida, pois gasta energia para se aquecer. E comidas tradicionais de inverno, como sopas, mingaus e chás, aquecem o corpo e são alimentos supersaudáveis e sem problemas de entrar na dieta - explica a nutricionista Bárbara Martins.
É essa a tática da modelo Nathana Alves, de 21 anos, moradora da Ilha do Governador.
- Quando me dá essa vontade de comer, o que faço é correr para a feira. Adoro tomar sopa de entulho quando está frio. Tem tudo quanto é legume, é quentinha e muito gostosa - conta Nathana, que, espantando a preguiça da malhação, quer perder três quilos nesse inverno.
A baixa presença na academia (cerca de 40% a menos), aliás, é mais que preguiça, como explica o personal trainer da ProQuality, Roberto Costa.
- Como escondem mais o corpo, pela quantidade de roupas, as pessoas deixam o exercício de lado para ficar mais na cama - analisa.
Dica do Roberto
MALHAÇÃO: Sair de casa para malhar no inverno não é tarefa fácil. Algumas dicas do personal trainer Roberto Costa ajudam a animar as mais preguiçosas: “Primeiro, temos que nos conscientizar de que o resultado vem a médio e longo prazo. Quem quer ficar com o corpo bacana tem que aproveitar essa época, pois pode trabalhar com mais calma e chegar no verão com o resultado ideal. Parar de malhar por preguiça tem consequências, como perda de massa muscular e ganho de peso”, afirma. E, na hora de malhar, atenção nos exercícios: “Aquecimento é muito importante no frio: aumenta a temperatura corporal, evita lesões e amplia o rendimento do exercício”, completa.
Chá também ajuda na dieta
Chá também ajuda na dieta Foto: Nina Lima / Agência O Globo

Dica da Bárbara
ALIMENTAÇÃO: No inverno, as sopas são grandes aliadas da boa forma, pois a comida quentinha dá conforto e ameniza a vontade de ingerir gordura para aquecer o corpo. Mas, segundo a nutricionista Bárbara Martins, alguns ingredientes podem ser vilões: “Evite colocar, nas sopas, carnes gordas como linguiça e carne seca para dar sabor. Prefira temperos leves como louro, salsa e cebolinha. Muita batata ou macarrão na sopa também não são bem-vindos, pois o excesso de carboidrato vira gordura. E se tiver um desses ingredientes, não coma a sopa com pão. E não consuma sopas prontas. Elas têm grande quantidade de sódio, o que causa retenção de líquido”, ensina.
Anote as receitas
CHÁS DIURÉTICOS
Reduzem a retenção de líquido, pois ajudam a eliminar o excesso de água dos tecidos do corpo. São eles:
- Chapéu-de-couro
- Rosa-mosqueta
- Folha de abacate
- Quebra-pedra
- Cavalinha
CHÁS TRANQUILIZANTES
Diminuem a ansiedade e aquela vontade de comer. Devem ser ingeridos antes de dormir. São eles:
- Folhas de melissa
- Sementes de maracujá doce
- Erva cidreira
- Alfazema
- Camomila
CHÁS DIGESTIVOS
Auxiliam o processo digestivo e eliminam os desconfortos. A bebida também ajuda a eliminar impurezas do organismo, sendo aliada para a desintoxicação. São eles:
- Semente de erva doce
- Cascas de laranja com canela (na foto ao lado)
- Camomila
- Boldo
- Hortelã
CHÁ PARA ACELERAR O METABOLISMO
Ajudam a queimar mais rápido as calorias. Este tipo de chá complementa o que o corpo já faz naturalmente no inverno, que é ter o metabolismo acelerado devido ao frio. São eles:
- Chá verde (acima, na foto)
- Canela
- Gengibre
- Casca de laranja
- Chá branco
Crédito
Produção: Rita Moreno
Nathana veste Amor Perfeito e Lojas Americanas
Academia ProQuality Ilha Point: 2462-4793
Bárbara Martins Nutricionista: www.bmnutri.com.br


Sem comentários:

Enviar um comentário