quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mitos e Verdades sobre a retirada do dente siso

dente

Antes mesmo de sentir aquela dorzinha na gengiva, de quando o dente começa aparecer, já aparecem as muitas dúvidas de quem quer extrair o dente do “juízo”, ou melhor, o siso. Tirar ou não tirar, quando fazer e como?
Segundo o dentista Dr. Henrique Taniguchi, do Centro de Cirurgia Oral (CCO), o mais importante é avaliar a indicação e procurar um especialista com habilidade em extração para realizar o procedimento. “A remoção dos sisos tem suas devidas indicações, se for necessário removê-los, é melhor fazer do que ter comprometimentos futuros. O procedimento é tranquilo, feito com anestesia local e o paciente não sente dor alguma”, explica.
Para esclarecer algumas dúvidas veja alguns Mitos e Verdades sobre a cirurgia de extração de siso:
blog_piscandoVermelhoO siso não deve ser tirado na adolescência.
Mito - A idade ideal para realizar a exodontia dos sisos depende muito da forma e posição que estão os dentes. Existe uma pequena variação de paciente para paciente. Segundo o Dr. Henrique Taniguchi, normalmente, a melhor idade é por volta dos 17 anos, quando os dentes estão em uma posição mais favorável para remoção.
blog_piscandoVermelhoO siso pode atrapalhar tratamentos ortodônticos.
Verdade - Dependendo da posição dos sisos, sim, eles podem atrapalhar o tratamento ortodôntico. “Normalmente, as pessoas esperam para realizar o procedimento com mais de 16 anos, pois isso depende muito da sua cronologia de erupção dentária. O importante é fazer uma avaliação do caso com um ortodontista ou cirurgião bucomaxilo para saber qual conduta deve ser seguida”, afirma Taniguchi.
blog_piscandoVermelhoPodem ser retirados os 4 sisos de uma única vez.
Verdade - Segundo o dentista, isso vai depender do grau de dificuldade para a remoção do dente. “O profissional pode julgar melhor remover um lado e depois o outro, deixando um lado livre para o paciente mastigar. Costumo adotar a conduta de remover os quatro sisos, pois consigo realizar o procedimento em um tempo reduzido, sendo assim submeto o paciente a apenas uma cirurgia e repouso. O mais importante é que seja um especialista acostumado a este tipo de procedimento”, ressalta. “Agora, se optar por tirar dois dentes de cada vez, o mais indicado seria remover um lado depois o outro, para que o paciente tenha um lado para mastigação não foi operado.”
blog_piscandoVermelhoA cirurgia é muito demorada.
Depende - A realização da cirurgia de exodontia dos 4 sisos inclusos demora, em média, 1 hora. “Em algumas clínicas, como a nossa, este é um procedimento de rotina e acabamos fazendo em um tempo menor”, conta o dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
blog_piscandoVermelhoDeve-se deixar as raízes dos sisos.
Mito Não é normal deixar as raízes dos dentes. Caso sejam deixadas, dependendo do tamanho e se a região não tiver nenhuma infecção, o paciente deve realizar um acompanhamento, pois, provavelmente, estas raízes não sairão espontaneamente.
blog_piscandoVermelhoDepois da extração do siso preciso fazer repouso.
Verdade - Por ser um procedimento cirúrgico, é recomendado ao paciente um repouso mais absoluto nos primeiros 3 dias, depois a rotina pode ser reestabelecida.
blog_piscandoVermelhoSe a cirurgia for bem feita, não inchará.
Mito -  Em relação ao inchaço após a cirurgia, tudo vai depender de como estava a posição do dente e como foi realizado o procedimento cirúrgico. “Nem sempre dentes que estão inclusos (que não tinham nascido) irão ter um pós-operatório com edema (inchaço). Entretanto, se o profissional teve que remover osso (osteotomia) e de alguma forma traumatizou o tecido mole, provavelmente o paciente terá um pós-operatório mais desconfortável. Por isso, é importante seguir um repouso mais rigoroso nas primeiras 48 horas”, explica o dentista.
blog_piscandoVermelhoÉ normal após a extração, não conseguir abrir a boca totalmente.
Depende –  Quando a cirurgia é mais invasiva, o paciente pode ter um trismo, ou seja, uma contratura dolorosa da musculatura da mandíbula, que normalmente volta ao normal após uma semana da cirurgia. Segundo o dentista, tomar anti-inflamatório, fazer bochecho com água morna e sal e compressa morna externa podem ajudar a aliviar a dor.
blog_piscandoVermelhoNão devo passar a escova na região operada logo após a cirurgia.
Verdade -  O correto é escovar os dentes normalmente menos na região onde foi realizada a cirurgia e complementar a higienização com uso do enxaguante oral.

Sem comentários:

Enviar um comentário