segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reconstruindo o Futuro: curso e emprego aos ex-catadores

O poder público amparou e deu a subsistência, assistência social, qualificação e orientação para que estes estivessem preparados para o mercado de trabalho
ex-catadorA prefeitura, através das Secretarias Municipais de Trabalho e Renda, da Família e Assistência Social e a empresa Vital Engenharia, está a cada dia oferecendo melhores condições de vida aos moradores da Terra Prometida, especialmente aos ex-catadores do aterro controlado da Codin, antigo lixão. O Projeto Reconstruindo o Futuro está abrindo horizontes na vida destes ex-catadores, proporcionando empregabilidade na empresa Vital Engenharia e cursos na área da construção civil, oferecidos pela secretaria de Trabalho e Renda. 
Medidas nos aspectos sociais e ambientais estão sendo realizadas para tratamento adequado do lixo coletado no município e para melhor qualidade de vida. O poder público amparou e deu a subsistência e assistência social, além da qualificação e orientação para que estes estivessem preparados para o mercado de trabalho. 
Cláudia do Carmo, 31, ex-catadora, fez o curso de qualificação profissional na área de alvenaria, piso, azulejo e cerâmica. “Estou com novas perspectivais de vida, tenho três filhos para criar e trabalhei dez anos como catadora. Vejo que hoje posso oferecer um futuro melhor para eles, passando por cima das dificuldades, dos preconceitos à mulher nesta área. O curso me fez ver uma nova vida e vontade para correr atrás e trabalhar muito”, disse Cláudia.  
O antigo lixão que funcionava na Codin, foi desativado em 2012, após uma vistoria da aeronáutica e hoje todo lixo que é coletado é levado para o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, onde lá também recebe tratamento apropriado para a segurança da população. A coleta seletiva na cidade é realizada todos os dias.
Para funcionamento, o aterro sanitário teve que cumprir todas as normas ambientais, sendo submetidas ao crivo dos órgãos ambientais e as licenças foram concedidas pelo Inea para o funcionamento, já há três anos. O local onde é levado o lixo do município foi planejado e dimensionado para receber e tratar o lixo doméstico de toda cidade até os próximos dez anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário