quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cirurgia plástica cresce 141% entre adolescentes no Brasil. Lipo é a campeã

EN Rio de Janeiro (RJ) 02/07/2013 beatriz, adolescente que mudou o nariz com cirurgia plástica. Foto arquivo pessoal
EN Rio de Janeiro (RJ) 02/07/2013 beatriz, adolescente que mudou o nariz com cirurgia plástica. Foto arquivo pessoal Foto: Terceiro / Agência O Globo

 

 
Em tempos de rígidos padrões de beleza, cada vez mais adolescentes recorrem a grandes procedimentos estéticos. Um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostrou que o número de operações em jovens de 14 a 18 anos mais do que dobrou nos últimos quatro anos. O dado preocupa pelo exagero, dizem alguns especialistas.
As 37.740 plásticas de 2008 saltaram para 91.100 em 2012, representando crescimento de 141%. No igual período, as cirurgias em adultos aumentaram 38,6%.
Segundo o cirurgião plástico Allan Bernacchi, membro da SBCP, além de serem mais influenciados por modismos, os jovens costumam subestimar os riscos de um procedimento cirúrgico.
- Todas as plásticas têm risco e podem gerar complicações - diz Bernacchi.
De acordo com a SBCP, os procedimentos mais feitos por meninas são lipoaspiração e implante de silicone nas mamas. Nos meninos, os mais frequentes são correções de orelhas de abano.
Para o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti, da Clínica Vitée, é preciso entender as situações em que o procedimento tem efeito psicológico, melhorando a autoestima e o convívio social. Caso da estudante Beatriz Corrêa, que fez uma cirurgia estética no nariz aos 14 anos.
- Aproveitei que já faria a cirurgia de desvio de septo para me submeter à rinoplastia (correção estética no nariz) também. Convenci minha mãe depois de muita conversa. Após a plástica, mudaram minha autoestima e segurança, além da harmonia do rosto. Tive medo de não ficar do jeito que eu esperava, mas procurei me informar bastante antes sobre a cirurgia. Algumas pessoas falaram que eu era muito nova, mas não ligo para a opinião dos outros. Era uma vontade de muito tempo, porque meu nariz me incomodava demais. O resultado valeu à pena - afirma Beatriz.


Sem comentários:

Enviar um comentário