terça-feira, 2 de julho de 2013

Idosa encontrada em situação de abandono em Barro Branco


Companheiro dela foi encaminhado a delegacia para prestar esclarecimento
 Mauro de Souza

Companheiro dela foi encaminhado a delegacia para prestar esclarecimento

Após denúncia anônima uma idosa de 76 anos foi localizada em casa, com sinais de abandono. A senhora mora na Rua Servidão Gregório Pinto, na localidade de Barro Branco, em Campos estava muito debilitada e foi levada pela viatura da Polícia Militar para o PU da Saldanha Marinho, onde está recebendo tratamento médico.
Quando a viatura da PM chegou a casa foi recebida pelo companheiro da idosa, 20 anos mais novo. Os policiais ficaram surpresos com o péssimo estado de higiene em que a pequena casa se encontrava, com roupas e diversos objetos espalhados em meio a sujeira. O cheiro de urina na casa era muito forte. Segundo a PM, a idosa estava nua e com as pernas inchadas.
Um vizinho, que preferiu não se identificar contou que a vizinhança estava preocupada com a idosa, que há meses não aparecia na frente da casa.
O companheiro dela foi conduzido a 134ª Delegacia Legal, para prestar esclarecimentos.
Na última semana, a população de Campos ficou chocada com outro caso, uma idosa teve o rosto queimado por sua cuidadora em Santa Cruz. 
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, André Aragão, ficou sabendo do caso através da equipe doSite Ururau e disse que vai procurar saber mais informações.
Só este ano 70 denúncias de maus tratos a idosos já foram feitas ao conselho. “Em 20% dos casos foram constatados os maus tratos. E não é só violência física, eles também sofrem violência psicológica e econômica. A maioria é praticada pelos familiares ou por pessoas que estão próximas a estes idosos”, disse André alertando que as pessoas devem ficar atentas aos atos dos anciãos.
“Geralmente eles tem a postura de isolamento e depressão. A violência mesmo não sendo física causa o afastamento do convívio com os outros. Muitos desses idosos têm receio em denunciar porque às vezes a violência é gerada por pessoas ao qual eles amam. O número de denúncias feitas por eles mesmos é quase inexistente, a maioria chega a nós através de um vizinho ou amigo que observam essas alterações”, comentou.
A denúncia pode ser feita anonimamente pelos telefones: Conselho do Idoso (22) 2723-0244, ou no MP através do número 127 e por fim na Secretaria de Família e Assistência 0800 282 1878.

Sem comentários:

Enviar um comentário