quinta-feira, 4 de julho de 2013

Relíquia de João Paulo II será exibida pela primeira vez no Brasil em missa no Rio

A relíquia de João Paulo II será exibida em missa na Tijuca
A relíquia de João Paulo II será exibida em missa na Tijuca Foto: Divulgação



RIO - Uma relíquia que pertenceu ao Papa João Paulo II será exibida pela primeira vez no Brasil durante uma missa que será realizada no próximo domingo, no Santuário da Medalha Milagrosa, na Tijuca, por Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para Leigos (PCL), órgão responsável pela organização da JMJ no Vaticano. A peça, uma esfinge do pontífice com um recipiente de prata que contém gotas do seu sangue, só pode circular com a presença do cardeal, nomeado pelo Vaticano.
Além da relíquia de João Paulo II, os símbolos da JMJ, que são a Cruz Sagrada e o ícone de Nossa Senhora, também farão parte da cerimônia. Eles chegarão em carro aberto do Corpo de Bombeiros e ficarão expostos em missa celebrada as 10h30m. Após a missa, os símbolos da JMJ subirão, em cortejo, a colina que leva ao Hospital São Vicente de Paulo, que fica no terreno da igreja. O trajeto deve durar cerca de uma hora e poderá ser acompanhado pelos fiéis, em procissão.
"Estamos em festa por sermos um dos escolhidos para receber as relíquias e os símbolos sagrados da JMJ. Planejamos dois momentos nesse dia: a Missa, momento solene de Ação de Graças para que todos os fiéis possam ter acesso aos símbolos e a relíquia, e o encontro dentro do hospital, destinado somente aos nossos pacientes internados”, explica em nota a Irmã Marinete Tibério, diretora executiva do Hospital São Vicente de Paulo.
Para receber um público estimado de 3 mil pessoas, a direção do Hospital e da Associação São Vicente de Paulo (responsável pelo Santuário) criaram uma infraestrutura especial. Além de segurança reforçada e remanejamento no fluxo de veículos, foram disponibilizados banheiros químicos e praça de alimentação.
João Paulo II pode ser canonizado até dezembro
O Papa João Paulo II poderá ser canonizado ainda este ano, de acordo com as previsões de especialistas. Na terça-feira, uma reunião de cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos aprovou o segundo milagre relacionado ao falecido Pontífice. Agora falta apenas que o Papa Francisco assine o decreto de canonização e convoque um consistório para anunciar a data em que Karol Wojtyla se tornará o mais novo santo da Igreja Católica. Especula-se que a cerimônia de canonização possa ocorrer em dezembro.
A congregação considerou cientificamente inexplicável a recuperação de uma enfermeira ocorrida em 1 de maio de 2011. Nesse mesmo dia, mais cedo, João Paulo II havia sido beatificado devido a um outro milagre, no processo mais rápido ocorrido nos últimos 500 anos na Igreja. Não foram dados detalhes sobre o novo caso, aprovado pela comissão médica que assessora a congregação, mas a paciente sofreria de uma doença incurável e teria rezado pela intercessão do falecido Papa.

Sem comentários:

Enviar um comentário