terça-feira, 5 de maio de 2015

Rio Rural já beneficiou mais de mil produtores

Ações incluem a limpeza e o desassoreamento de açudes e poços bebedouros


















Mais de mil produtores das regiões Norte, Noroeste e parte da Serrana foram beneficiados com a limpeza e o desassoreamento de açudes e poços bebedouros, uma das ações do Rio Rural Emergencial, da Secretaria de Agricultura, para combate aos efeitos da estiagem no Estado do Rio.
Na microbacia São Lourenço, em Natividade, o agricultor Aluísio Carlos de Souza Gomes foi um dos beneficiados pelo projeto. No último ano, por conta da forte estiagem, perdeu 100% da lavoura de milho e 50% do tomate, aipim, pimentão e abobrinha cultivados.
Agora, ele observa o volume de água que vem sendo armazenado no açude que abastece sua propriedade e viu a produção crescer.
- Essa é a única fonte de água que disponho para a lavoura. Dela, depende a minha produção - afirmou o Aluísio Gomes, que já adota práticas sustentáveis como a irrigação por gotejamento, incentivado pelo Rio Rural.
Produção de gado
O produtor de leite Paulo Moraes, da microbacia Bela Vista São Sebastião, no mesmo município, é outro beneficiado com a limpeza de açude. Por conta da escassez de chuvas, ele perdeu a capineira que alimentava o gado, provocando queda na produção. Atualmente, ele conta com a reserva de água.
Fonte: rj.gov

1 comentário:

  1. PARABÉNS Á TODOS OS ENVOLVIDOS EM PROJETOS COMO ESSES. É DISSO QUE A HUMANIDADE PRECISA GENTE DE ATITUDE!

    ResponderEliminar