Os jovens participam do Canteiros Sustentáveis, que faz parte do projeto Mais Educação
Aprender com atividades práticas que envolvem o solo e colaborar para a preservação do meio ambiente. Esta tem sido a rotina de alunos do 7º ao 9º ano do Colégio Estadual Severino Pereira da Silva, em Cimento Paraíso, localidade de Italva. Os jovens participam do ‘Canteiros Sustentáveis’, que faz parte do projeto ‘Mais Educação’, do Governo Federal. Eles ajudam a construir uma horta na escola e também conhecem outras instalações agrícolas na região.
“Começamos a explicar sobre a preservação dos recursos naturais e também sobre a preservação da cultura das plantas com incentivo para que os jovens conversem e conheçam as ervas medicinais. Também estamos montando uma horta onde os alunos lidam direto com as plantas”, contou o professor voluntário Oto Luiz Pinheiro, que também é engenheiro agrônomo responsável no Centro de Treinamento da Emater em Italva.
Recentemente, os jovens participaram de uma visita técnica em uma fazenda, uma indústria de café e também uma área de produção de vinho e licores – todas em Varre-Sai. O trabalho com a horta começou em fevereiro deste ano e a expectativa é que a plantação aconteça até setembro com a ajuda dos alunos. “O trabalho é explicar os conceitos do meio ambiente, do ciclo da vida, a questão do solo e como é a dinâmica de vários fatores na natureza. Focamos nos conceitos e agora estamos na prática e estruturando os canteiros”, contou o agrônomo.
Ainda segundo o professor, os alunos que fazem parte do projeto estudam em horário integral, com aulas em um período e atividades diversificadas em outro. O encontro para as atividades do ‘Canteiros Sustentáveis’ acontece uma vez por semana às quartas. Serão plantadas na horta: temperos, hortaliças e algumas plantas medicinais.
Priscilla Alves



Sem comentários:
Enviar um comentário