segunda-feira, 20 de julho de 2015

Estudar música melhora capacidade de aprendizado


Os especialistas constataram que o treinamento musical aumenta a espessura de uma área do cérebro chamada córtex


AAc41Oy
Diversas pesquisas mostram que aprender um instrumento musical na infância traz muitos benefícios, que se refletem até a vida adulta. Um grupo de pesquisadores da NorthwesternUniversity, dos Estados Unidos, concluiu que o aprendizado da música estimula a plasticidade do cérebro, ou seja, a capacidade de mudar e se adaptar ao longo da vida.
Já dados da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos (coletados depois de analisar tomografias de 232 crianças entre 6 e 18 anos) mostram que estudar música melhora as funções executivas do cérebro, responsáveis por habilidades como memória, controle da atenção, organização e planejamento do futuro.
Os especialistas constataram que o treinamento musical aumenta a espessura de uma área do cérebro chamada córtex, responsável também pelo controle das emoções. Em resumo: é preciso ter foco e disciplina para aprender a ler partituras e marcar o tempo. Mas a partir de quando oferecer essa poderosa ferramenta para a criança?
De acordo com a musicoterapeuta e coordenadora pedagógica do Projeto Musicando, que integra o Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil, o estímulo deve acontecer na gestação. “Já é possível despertar e incentivar o gosto pela música na barriga da mãe”, diz. Aos quatro meses, a criança tem condições de segurar uma maraca. Aos poucos, ela percebe que, tal e qual um chocalho, produz um som ao ser balançada.

Sem comentários:

Enviar um comentário