Na próxima semana, a campanha se estende para as universidades no município
A campanha “Royalties – Não venda meu futuro”, promovida pelo Observatório Social de Campos, já conta com mais de 11 mil assinaturas. O objetivo da ação é conscientizar a população a respeito dos riscos da operação para antecipação dos royalties, aprovada pela Câmara dos Vereadores na sessão do dia 10 de junho. Uma pesquisa feita em Campos pelo instituto Pro4 – no mês passado - mostra que a maioria dos campistas é contra a antecipação do repasse dos royalties por causa dos juros que incidem sobre os empréstimos e que deverão comprometer o orçamento municipal para os próximos anos.
A coleta de assinaturas no calçadão foi encerrada, mas ainda é possível assinar no térreo do edifício Ninho das Águias, no Centro, ou no blog do Observatório (http://observatoriocampos.blogspot.com.br). De acordo com o presidente do Observatório, Renato Siqueira, a campanha tem atingido seus objetivos. “Apesar de poucos pontos de coleta, atingir essa quantidade foi um ato heroico. Agora, com a arrecadação nas universidades, esperamos alcançar um número muito maior”, afirmou Siqueira.
Em Campos, no dia 10 de junho, numa sessão bastante tumultuada, a Câmara aprovou um projeto de lei que permite a prefeita Rosinha tomar um empréstimo de R$ 1,2 bilhão. Deste montante, R$ 800 milhões ficariam para o próximo governo pagar.
Pelas contas que o secretário de Governo, Anthony Garotinho, fez para tentar explicar a “venda do futuro” – em um programa de rádio - o empréstimo que a Prefeitura de Campos pretende pegar poderá ser pago em 100 anos. Segundo Garotinho, os 10% previstos na resolução que possibilita estados e municípios a anteciparem receitas são referentes ao limite do pagamento das parcelas ao ano.
Fonte: Terceira via
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