segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Brasil registra quase 4 mil casos de microcefalia com 49 mortes

Pernambuco continua a ser o estado com o maior número de casos suspeitos


O número de casos de microcefalia subiu para 3.893 em todo o país. Os registros foram feitos em 764 municípios, distribuídos em 21 unidades da federação. Até agora, foram notificadas 49 mortes provocadas pela má-formação. Do total de óbitos, cinco tiveram confirmadas a infecção por zika.

Segundo informações do Ministério da Saúde, Pernambuco continua a ser o estado com o maior número de casos suspeitos (1.306), o que representa 33% do total registrado em todo o país.

Rio de Janeiro

Em dezenove dias foram registrados 166 casos de microcefalia no Estado do Rio de Janeiro. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (20), pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde. Dos 166 casos, 133 são de bebês já nascidos e os outros 33 são referentes ao período intrauterino.

Por causa do novo protocolo de vigilância adotado pelo Ministério da Saúde, que caracteriza a microcefalia quando o bebê tem perímetro cefálico menos ou igual a 32 cm, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica revisou os casos registrados no Estado para identificar as notificações que se enquadram na nova definição.

Para fins de vigilância, os casos com nascimento até maio de 2015 e que não se encontram dentro dessa definição foram excluídos, o que impede a comparação com o mesmo período de anos anteriores. A data definida para exclusão leva em conta a época do início da circulação do vírus zika no Estado do Rio de Janeiro.

Dos 166 casos, 55 mulheres relataram histórico de manchas vermelhas pelo corpo ao longo da gravidez. Desde 18 de novembro de 2015, quando se tornou obrigatória no Estado do Rio a notificação de gestantes com manchas vermelhas na pele (exantema), já foram notificados 2.516 casos de grávidas com exantema. Até o momento, 113 tiveram a confirmação de zika vírus mas ainda não há confirmação se os fetos apresentam microcefalia. O resultado positivo para zika vírus não configura a existência de microcefalia.

Segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, desde junho de 2015, quando se tornou obrigatória a notificação de casos de síndromes neurológicas agudas com histórico de manchas vermelhas (exantema) no Estado do Rio, foram notificados treze casos da Síndrome de Guillain-Barré, sendo que sete deles possuem relato de exantema, quatro seguem em processo de investigação e dois foram descartados.

Fonte: Estadão Conteúdo

Sem comentários:

Enviar um comentário