sábado, 26 de março de 2016

PAIXÃO DE CRISTO EM ITALVA - RJ























Sexta Feira Santa

"Jesus Cristo se tornou obediente, obediente até a morte numa cruz; pelo que o Senhor Deus o exaltou e deu-lhe um nome muito acima de outro nome" (Fl 2,8s).   

A celebração da Sexta Feira Santa, também chamada de Sexta Feira da Paixão é marcada pelo memória da Paixão  e Morte  de Jesus Cristo. Trata-se de um dia alitúrgico, isto é, sem celebração da Eucaristia,  mas do Rito da Paixão do Senhor, celebrado às três horas da tarde, composto de quatro  partes: Liturgia da Palavra que culmina com a narrativa da Paixão retirada do Evangelho segundo João;  Oração Universal, uma serie de dez orações de intercessão  pela Igreja e pelo mundo; Adoração da Santa Cruz e, por fim, distribuição da Santa comunhão, consagrada na noite anterior durante a Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, da quinta feira santa.  

Pela noite, ocorreu a Procissão do Senhor Morto, uma piedosa e tradicional procissão, no qual o povo caminha em silêncio recitando os mistérios dolorosos do terço ao som das matracas – já que neste dia não se pode tocar os sinos que ficam calados até o Sábado Santo – acompanhando o cortejo fúnebre que saiu da capela do Sagrado Coração de Jesus em direção a Matriz, onde ocorreu o simbólico sepultamento do Senhor e o Sermão das Sete Palavras de Cristo. 

Em seguida, os jovens da paróquia encenaram a Via Sacra na praça da Matriz com suas 15 estações, meditando os últimos acontecimento da vida de Jesus até sua Ressurreição.  

Texte: Maycon Sanches
Leitor e Acólito da Paroquia Nossa Senhora da Conceição de Italva-RJ

Fotos: Nelson Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário