quinta-feira, 26 de maio de 2016

Impossível frear Sérgio Moro e a Lava Jato


O juiz federal Sérgio Moro, pela sua atuação frente à Operação Lava Jato e pelas suas acertadas sentenças, tornou-se o principal homem público brasileiro. Hoje, quem tentar derrubar Sérgio Moro, mesmo que seja o presidente da república, brigará com todo o Brasil e perderá, com certeza.
O recente episódio que levou à queda de Romero Jucá como ministro do atual governo foi mais uma prova contundente de que será impossível frear a Lava Jato e tirar Moro do caminho. Se por um lado o juiz incomoda muito político, por outro, a cada prisão, ele se torna mais brasileiro aos olhos do povo. Moro tornou-se uma referência de como deveriam ser todos os homens públicos no país. Já tentaram desacreditar Sérgio Moro, ligando-o ao PSDB, alegando por isso que ele faz parte de um complô para tirar o PT do poder, mas de nada adiantou. Sua conduta irrepreensível diante da Lava Jato o blindou contra calúnias e difamações.
Nunca em nossa história o país se sentiu tão íntimo de certas instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo. Hoje, ouvimos pessoas nas ruas falando sobre os ministros do STF com uma intimidade que não havia no passado. O povo já está sabendo quem é quem e, justamente por isto, confiando cada vez menos na maioria dos homens públicos brasileiros. E, na contra-mão desse fenômeno, está Sérgio Moro, a quem a confiança só aumenta a cada dia.
Durante as manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff, muitos brasileiros empunhavam cartazes de apoio espontâneo a Sérgio Moro, como prova de sua posição diante do que todos não queremos, que é a corrupção no país, que desviava dia-a-dia o suor dos brasileiros transformado em impostos em fortunas de políticos.
Passamos muito tempo acreditando que nada conteria a corrupção desenfreada que se enraizou no país. Não tínhamos mais esperança em mudanças, nem acreditávamos que alguém teria coragem de bater de frente com os poderosos, incriminá-los e levá-los à prisão. Mas sempre desejamos que isto acontecesse.
Sérgio Moro não brinca de ser herói. Ele apenas fez o certo, o que até então poucos faziam. Sua atuação no combate à corrupção está trazendo de volta aos brasileiros a esperança por um país decente. E isto era o que todos queríamos há muito tempo. Ou não queríamos?
*João Jorge Braga é natural de Minas Gerais e estuda a política brasileira desde 1950.

Sem comentários:

Enviar um comentário