terça-feira, 26 de julho de 2016

50 COISAS QUE VOCÊ TEM QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA

Veja opções imperdíveis para aproveitar o melhor da Cidade Maravilhosa

TOMAR CAFÉ DA MANHÃ NA CONFEITARIA COLOMBO


Inaugurada em 1894, a Colombo é uma das mais tradicionais do Brasil e símbolo da belle époque carioca. O cardápio atraente faz par com a decoração art nouveau e encanta gerações. 
Onde: Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro

FAZER UM PIQUENIQUE NO PARQUE LAGE

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Parque Lage fica aos pés do Corcovado e tem um palacete que abriga a Escola de Artes Visuais. Seu extenso gramado é um cenário sempre procurado para o piquenique.
Onde: Rua Jardim Botânico, 414

TOMAR BANHO DE CACHOEIRA NO HORTO

É a mais famosa do Rio e está localizada na região do Jardim Botânico. Tem uma queda d'água de 20 metros, que depois forma uma pequena piscina. É uma das belas cachoeiras originadas pelo Riacho Pai Ricardo.
Onde: Rua Pacheco Leão, Estrada Dona Castorina. A trilha é logo depois do Portão dos Macacos 

APLAUDIR O PÔR-DO-SOL NO ARPOADOR

Um dos maiores clichês cariocas, o pôr-do-sol na Praia do Arpoador é de uma beleza tão singular que, não à toa, é motivo para muito cartão postal. É bem difícil não aplaudir.

CAMINHAR NA PISTA CLAUDIO COUTINHO

O local, que tem o nome do ex-treinador do Flamengo e da Seleção Brasileira, é ideal para quem pratica exercícios físicos, para dar uma corrida, caminhada, ou simplesmente usufruir daquele contato com a natureza. A entrada pela Praia Vermelha garante um passeio pelo costão do Pão de Açúcar e depois pela Mata Atlântica.
Onde: via Praia Vermelha, s/n - Urca 

ADMIRAR A VISTA DO PARQUE DAS RUÍNAS

Hoje um importante centro cultural em Santa Teresa, o Parque das Ruínas foi residência Laurinda Santos Lobo, que foi importante ativista pelos direitos da mulher. O complexo arquitetônico foi um dos destaques da Belle Époque carioca, em meados de 1900 e frequentado por nomes importantes como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral. A vista panorâmica rende fotos de diversos pontos do Rio, como a Baía de Guanabara e o Centro da Cidade. 
Onde: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa

ASSISTIR A UM CONCERTO NO THEATRO MUNICIPAL

Fundado em 1909, passou por uma intensa reforma restauradora e foi reinaugurado em 2010. Um dos mais belos teatros do país, o Municipal abriga apresentações de orquestras sinfônicas, balé e diversas premiações.
Onde: Praça Floriano, s/n - Centro

LER NO REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA

Com a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal, o Real Gabinete abre apenas em horário comercial e foi inaugurada pela Princesa Isabel, em 1887. Também foi cenário do filme "O Xangô de Baker Street". São mais de 350.000 títulos, alguns bem raros. 
Onde: Rua Luiz de Camões, 30 - Centro

CURTIR UM SHOW NO CIRCO VOADOR

Uma das mais importantes casas de show do Rio de Janeiro, o Circo Voador tem o palco voltado para os Arcos da Lapa e capacidade para receber até 2.000 pessoas. Por lá, já passaram apresentações históricas, tanto nacionais quanto internacionais.
Onde: Rua dos Arcos, s/n - Lapa

VER UM FILME NO CINE ODEON

É o mais antigo cinema de rua do Rio de Janeiro em atividade. Fica localizado na Cinelândia, uma parte do Centro que já foi dominada por salas de cinema. Reaberto recentemente, o Odeon foi inaugurado em 1926 e recebe grandes festivais como o Anima Mundi e o Festival do Rio.
Onde: Praça Floriano, 7 - Centro 

VISITAR O CRISTO REDENTOR

Maior símbolo da Cidade Maravilhosa, o Cristo Redentor é muito mais procurado por turistas do que pelos próprios cariocas. A estátua feita de concreto armado e sabão foi inaugurada em 1931 e em 2007 foi eleita uma das nova sete maravilhas do mundo. 
Onde: Rua Cosme Velho, 513

ASSISTIR AO SOL NASCER NO GRUMARI

Uma das mais bonitas praias do Rio, fica próxima à Prainha e mantem as características de praia selvagem, com muito verde e rochas. Também é frequentada por surfistas, como sua vizinha, tem uma faixa de areia de cerca de 2,5km. A dica é chegar bem cedo para conseguir estacionar. Aos fins de semana, fica bem cheia depois das 9h. No canto esquerdo, fica Abricó, a praia de nudismo.
Como chegar
De carro: Pela Barra da Tijuca, seguir em direção ao Grumari, via avenida Estado da Guanabara.
De ônibus: Pela empresa Surf Bus, que sai do Largo do Machado e percorre a orla até a Prainha, a última parada. Ônibus especial para até 30 surfistas – com acomodação para 12 pranchões, 15 bodyboards e 20 pranchinhas – que circula das 7h às 19h e tem guias trilingues. O Surfbus tem 4 horários de saída do Largo do Machado em direção à Prainha, e 4 horários no sentido inverso (última saída da Prainha é às 17:30). 

DANÇAR O CHARME NO VIADUTO DE MADUREIRA

O baile charme mais tradicional do Rio comemorou recentemente 26 anos. O som é comandado pelos DJs residentes Fernandinho, Guto, Michell, Emekay e Xokolaty, e sempre rola uns convidados pra lá de especiais. Acontece todos os sábados.
Onde: Viaduto Negrão de Lima - Madureira

VIRAR A NOITE NA LAPA

O bairro mais boêmio do Rio de Janeiro é historicamente ligado ao samba, mas há opções culturais para todos os gostos. Com muitos bares e casas de show, que cabem em diferentes orçamentos, a Lapa é imperdível.

DANÇAR FORRÓ NA FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO

Oficialmente Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o local é um pedaço da cultura nordestina em plena Zona Norte do Rio de Janeiro. São diversas atrações gastronômicas e artesanatos dessa região tão rica em cultura. Tem uma programação cultural muito diversa também e um forró bem procurado.
Onde: Campo de São Cristóvão, s/n - São Cristóvão 

COMPRAR COISAS BARATAS NO MERCADÃO DE MADUREIRA

É considerado o mais completo shopping popular do Rio. Localizado na Zona Norte, símbolo do bairro de Madureira, o Mercadão tem uma variedade incrível de produtos a preços baixos, como ervas, frutas e legumes, artigos religiosos, doces e brinquedos. É super recomendado para compras de Natal, Páscoa e o dia de Cosme e Damião.
Onde: Avenida Ministro Edgar Romero, 239 - Madureira

TIRAR UMA FOTO DO MIRANTE DONA MARTA

A mais de 350 metros de altura, o Dona Marta é um dos locais mais procurados do Rio. Também pudera, sua vista panorâmica contempla diversos cartões-postais da Cidade, como o Corcovado, Pão de Açúcar, Lagoa e a Baía de Guanabara.
Onde: Estrada Mirante Dona Marta - Cosme Velho

ANDAR DE PEDALINHO NA QUINTA DA BOA VISTA

Foto: Instituto Pinheiro / Divulgação
Há muitas coisas a se fazer na Quinta da Boa Vista, como piqueniques, aproveitar um festival de food trucks ou shows pontuais e visitar o Museu Nacional. O lago, com pedalinhos, também é outra opção para toda a família.
Onde: Avenida Pedro II, s/n - São Cristóvão

FAZER UMA TRILHA NA PEDRA DO TELÉGRAFO

André Campos / Divulgação
Localizada em Barra de Guaratiba, a 25km do Terminal Alvorada, o final da trilha tem uma das vistas mais recompensadoras do Rio. São 50 minutos de caminhada, com inclinação moderada. O ideal é pegar um mototáxi (R$ 7), por causa do começo íngreme, e depois seguir a pé. Chegando à Pedra da Bigorna, as fotos parecem arriscadas, mas há um platô sob o abismo, que engana os desavisados.
Onde: Rua Almirante Carlos Tinoco, 432-500 - Guaratiba

ANDAR NO BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR

Um dos mais famosos cartões-postais da Cidade, o Pão de Açúcar tem uma vista de 360°, contemplando diversas praias e até a vizinha Niteroi. O caminho, de bondinho - todo envidraçado -, é feito em duas etapas: primeiro até o Morro da Urca, depois até lá. No destino final, há bares, restaurantes e lojas de souvenires.
Onde: Avenida Pasteur, 520 - Praia Vermelha

COMER ESFIHA NO ÁRABE DO LARGO DO MACHADO

A Rotisseria Sirio Libaneza, mais conhecida como o Árabe do Largo do Machado, fica dentro da galeria comercial à esquerda da estação de metrô. Toda a variedade de culinária árabe lá é bem servida, mas as esfihas e os kibes são realmente lendrários!
Onde: Largo do Machado, 29 - lojas 16-19 e 32-33

BEBER UM CHOPE NO JOBI

Outro reduto da boemia carioca é o Jobi, em atividade desde 1956. Com um dos chopes mais famosos da cidade, a faixa etária do público é um pouco maior que os bares da Lapa e Baixo Botafogo, por exemplo. Vale a pena pedir um bolinho de bacalhau, com azeite português e pimenta, ou a rã à dorê. É um dos bares de estimação!
Onde: Avenida Ataulfo de Paiva, 1166. Loja B - Leblon

DESFILAR EM UMA ESCOLA DE SAMBA

Indiscutivelmente, "o maior show da terra". Símbolo do carnaval carioca, o desfile das escolas de samba é sempre destaque em todo o mundo. E desfilar não é tão difícil, mas cada agremiação tem suas regras. Viver essa emoção de cruzar a avenida é algo incomparável.

VER UM CLÁSSICO CARIOCA NO MARACANÃ

Palco de grandes espetáculos e decisões esportivas, o Estádio Jornalista Mário Filho já foi o maior do mundo. Ainda carregando o apelido, a emoção de sentir a arquibancada tremer aos gritos da torcida é uma emoção bem peculiar.
Onde: Rua Professor Eurico Rabelo, s/n - Maracanã

SUBIR A ESCADARIA SELARÓN

Foi criada pelo ceramista chileno Jorge Selarón e já foi cenário, inclusive, de clipes internacionais e uma edição da Playboy norte-americana. Com seus mosaicos coloridos e entorno vermelho, a escadaria liga a Lapa a Santa Teresa.
Onde: Rua Joaquim Silva, 87 - Lapa

NAMORAR NA VISTA CHINESA

Quem assistiu à animação "Rio", lembrará de quando a arara Blu escolheu a Vista Chinesa para passar a primeira noite com sua amada. Diferente do cinema, é mais legal ir ao local durante o dia e conferir a vista no Alto. 
Onde: Estrada da Vista Chinesa - Parque Nacional da Tijuca

CONVERSAR COM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

"No mar estava escrita uma cidade". A frase está gravada no banco onde está sentada a famosa estátua do poeta. Localizada na Praia de Copacabana, é o segundo monumento mais visitado da Cidade Maravilhosa, perdendo apenas para o Cristo Redentor. Se planeja tirar fotos, além de conversar, leve óculos reservas: vândalos inexplicavelmente arrancam com alguma frequência.
Onde: Avenida Atlântica, s/n - Copacabana

VER UMA EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE MODERNA

Instalado em meio aos jardins do Aterro do Flamengo, o MAM encanta com suas fachadas envidraçadas e o projeto paisagístico de Burle Marx. Atualmente, o museu tem cerca de 15.000 obras em seu acervo, entre pinturas, esculturas e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros. 
Onde: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo. 

BEBER MATE GELADO E COMER BISCOITO GLOBO NA PRAIA

Dois patrimônios cariocas, o mate gelado, vendido no galão, e o biscoito de polvilho da marca Globo, são os mais vendidos nas areias. A única dúvida que sobra é se prefere do saquinho doce ou salgado.

DAR A VOLTA COMPLETA NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Com pouco mais de 7km de extensão, o percurso - a pé ou de bicicleta - é bastante agradável. Há diversas opções de lazer, área para exercícios físicos, o Parque dos Patins, bares e quiosques. No fim do ano, ganha a famosa Árvore de Natal. 
Onde: Avenida Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, s/n

SENTAR PARA BEBER COM NOEL ROSA

Em Vila Isabel, há uma estátua de bronze homenageando um de seus mais ilustres moradores. O sambista Noel Rosa convida para beber com ele na cadeira vaga ao seu lado. Alvo frequente de vandalismo, torça para estar completa.
Onde: Rua São Francisco Xavier, s/n - Vila Isabel

ANDAR NO TREM DO SAMBA

Há 20 anos, todo dia 6 de dezembro, o trem sai da Central do Brasil até Oswaldo Cruz, refazendo o percurso de Paulo da Portela. Grupos, blocos e sambistas animam os 36 vagões, além de shows com grandes nomes do samba nas duas paradas.
Onde: Central do Brasil e Praça Paulo da Portela - Oswaldo Cruz

SALTAR DE ASA DELTA NA PEDRA BONITA

Com um caminho pouco íngreme e com poucos obstáculos, a trilha da Pedra Bonita está localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca. Inicia-se a trilha na Estrada da Pedra Bonita, onde também se encontra a rampa para voo livre de parapente e asa delta. 

VER UMA PEÇA OU EXPOSIÇÃO NO CCBB

Localizado na Candelária, o Centro Cultural Banco do Brasil tem linhas neoclássicas projetadas por Francisco Joaquim Bittencourt da Silva em 1880. O lugar abriga espetáculos, exposições, festas, shows e uma boa livraria.
Onde: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro 
Fazer compras na Saara
O popular mercado a céu aberto da Saara - Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega - surgiu na década de 60 como um projeto de união dos comerciantes da região. Por lá, encontra-se produtos como tecidos, temperos, roupas, artesanato e muito mais, a preços de atacado e varejo. A região é muito procurada nas proximidades do Carnaval, para quem deseja caprichar na fantasia.
Onde: Rua da Alfândega, s/n - Centro

HAPPY HOUR NO BAIXO BOTAFOGO

A região compreende as ruas próximas à estação de metrô do bairro, como Nelson MandelaSão Clemente e Voluntários da Pátria. São diversas opções de bares e restaurantes, para os mais variados paladares e bolsos.

CURTIR UMA RODA DE SAMBA NA PEDRA DO SAL

Este é o lugar onde, de fato, nasceu o samba. A região era habitada por nomes como Heitor dos Prazeres e João da Baiana, precursores do ritmo mais carioca que existe. Todas as segundas, a partir das 19h, rola a tradicional roda de samba, no meio da rua, no meio do povo.
Onde: Rua Argemiro Bulcão, 1 - Saúde

DANÇAR ROCK NO BAR BUKOWSKI

O bar de rock mais antigo do Rio fica em Botafogo. Instalado em um casarão tombado, o Bukowski - em homenagem ao "velho safado" escritor germano-americano - tem vários ambientes, para curtir todas as vertentes do rock. Às sextas, o bar passou a abrir mais cedo, com sua versão de happy hour intitulada drunk hour.
Onde: Rua Álvaro Ramos, 270 - Botafogo

COMPRAR ARTESANATO NA FEIRA DA LAVRADIO

Todo primeiro sábado do mês, a rua da Lavradio transforma-se na Feira do Rio Antigo. Milhares de pessoas passam por lá em busca de artesanato, antiguidades, roupas e acessórios, e música ao vivo. Destaque também para a diversidade na gastronomia oferecida na região, além do baile charme na Rua do Rezende, ao fim do dia.
Onde: Rua do Lavradio - Lapa

BEBER UMA CERVEJA NA MURETA DA URCA

É uma tradição carioca pedir uma cerveja no Bar Urca, além de petiscos como as empadinhas e pasteis, e ficar contemplando aquela paisagem maravilhosa. Ninguém vê o tempo passar quando se está na mureta. 
Onde: Rua Cândido Gaffrèe, 205 - Urca

VISITAR A FLORESTA DA TIJUCA

A maior floresta urbana - replantada pelo homem - no mundo, oficialmente Parque Nacional da Tijuca, abriga espécies da fauna e flora brasileira originalmente vistos apenas na Mata Atlântica. São várias atrações como Cascatinha Taunay, Capela Mayrink, Mirante Excelsior, Barracão, Gruta de Paulo e Virgínia, Lago das Fadas, Vista Chinesa e o Açude da Solidão. 
Onde: Estrada da Cascatinha, 850 - Floresta da Tijuca

PASSEAR NO BOSQUE DA BARRA

Com uma área equivalente a 50 campos de futebol, o Bosque da Barra é uma paisagem incrível em plena Barra da Tijuca. É ideal para piqueniques e passeios a pé. 
Onde: Avenida das Américas, 6.000 - Barra da Tijuca

DOAR SANGUE NO HEMORIO

Funcionando diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, entre 7h e 18h, o Hemorio fica no Centro do Rio, bem perto da Central do Brasil. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos também podem doar, com autorização do responsável legal - disponível no site
Onde: Rua Frei Caneca, 8 - Centro

LARICA DA MADRUGADA NO CATARINA

Uma dissidência entre os sócios fez com que o Fornalha se separasse e cada parte ficasse com algumas lojas. As mais famosas, como a da  Mesmo com toda essa confusão, continua sendo a melhor opção para a madrugada. São salgadinhos fresquinhos, como coxinha, croquetes, pães de queijo e empadas.
Onde: Praia de Botafogo, 122 - Flamengo

VISITAR 5 PRAIAS DESERTAS EM BARRA DE GUARATIBA

Distante das badaladas praias da Zona Sul, para quem busca sossego, o ideal é visitar as paradisíacas praias da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste: dos Búzios, do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno. São diferentes níveis de dificuldade no acesso a elas e recompensas encantadoras. 

ANDAR NO BONDE DE SANTA TERESA

Símbolo do bairro de mesmo nome, o trajeto se inicia no centro da cidade, passando sobre os Arcos da Lapa e seguindo pelas ladeiras do bairro, em pontos turísticos como a Igreja e Convento de Santa Tereza, o Largo do Curvelo e o Parque das Ruínas. 
Onde: Estação dos Bondes, ao lado do Aqueduto da Carioca, na rua Lélio Gama - Centro 

INFARTAR COM A BATATA FRITA DE MARECHAL

Uma lenda do subúrbio, a batata frita vendida no bairro de de Marechal Hermes já foi pauta de periódicos e atrai curiosos de várias partes do Rio. Oficialmente ADM lanches, o cliente pode escolher inúmeros acompanhamentos, como frango, calabresa, cheddar e muito mais. 
Onde: Rua João Vicente, 1543 - Marechal Hermes

SEGUIR O BOLA PRETA NO CARNAVAL

O mais tradicional bloco de carnaval do Rio, o Cordão da Bola Preta é também o que reúne o maior número de foliões, arrastando mais de um milhão de pessoas pelo Centro do Rio. Frequentado historicamente por grandes expoentes da MPB, a madrinha é a cantora Maria Rita e a porta-estandarte, a atriz Leandra Leal.

TIRAR FOTO NA ESTÁTUA DO BELLINI

Não dá para visitar o Maracanã sem tirar foto na estátua Bellini. Tradicional ponto de encontro dos torcedores que frequentam o estádio, fica em frente à rampa principal e é uma homenagem ao capitão da Seleção na Copa do Mundo de 1958. Curiosamente, o ex-jogador não se parecia nem um pouco com o monumento.
Onde: Avenida Maracanã, s/n - Maracanã

PASSAR O RÉVEILLON EM COPACABANA

A festa de réveillon mais famosa do Brasil fica nas areias da Praia de Copacabana. Reunindo anualmente milhões de pessoas, a programação inclui shows de diversos artistas e o grande espetáculo que é a queima de fogos.
Onde: Avenida Atlântica, s/n - Copacabana
Marco Sá redator(a)

Sem comentários:

Enviar um comentário