quarta-feira, 31 de maio de 2017

Dia Mundial Sem Tabaco em Bom Jesus do Itabapoana - RJ




O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado anualmente em 31 de maio, e foi criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.
Para exaltar o dia, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje, 31 de maio de 2017, na Praça Governador Portella um evento de conscientização para alunos da rede pública e privada de ensino.
A equipe de profissionais da saúde realizou uma exposição impactante. Nela havia dentre vários itens: um caixão mostrando que o uso do cigarro leva a morte e um feto in vitro, evidenciando que o uso de cigarro na gravidez causa aborto espontâneo.
O prefeito, Roberto Tatu, esteve presente e acompanhou a exposição com os alunos. O secretário de saúde, Pedro Renato fez a abertura do evento e das palestras realizadas por Roberta Nascimento, enfermeira, que falou sobre os riscos de começar a fumar e os prejuízos causados a saúde de quem fuma e convive com fumantes, tornando-se assim fumantes compassivos ou involuntários; e pela dentista, Dr. Maria Amélia, que palestrou sobre os malefícios do cigarro para a saúde bucal e sobre câncer de boca.
O desfile dos personagens vivos do cigarro e da morte, juntamente com todas as atividades realizadas, cumpriu o objetivo da ação, que foi de despertar a atenção de crianças e adultos.
A exibição do vídeo com depoimentos de ex-fumantes também serviu como apoio, para quem fuma ou tem um fumante na família; mostrando que é possível e vale a pena parar de fumar. Alunos da escola Adventista fizeram uma linda apresentação cantando os hinos “Aleluia” e “Cristo vive em mim”.
De acordo com a enfermeira Micheli Batista Ferreira e Cheila de Souza Gomes coordenadoras do “Programa Antitabagismo” no município, os interessados em parar de fumar devem se dirigir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa, pois todas possuem profissionais capacitados para dar o apoio necessário.
Entre as personalidades presentes: o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Xambão, vereador, Sérgio Crisóstomo e a secretária municipal de assistência social, Gisele Garcia, secretário de obras, transportes e serviços públicos, Vinícius Borges além de Jonas Grillo, Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil.








DECOM

Sem comentários:

Enviar um comentário