Criado pelo Governo Federal, o aplicativo Mãos no Volante é gratuito e está disponível para celulares Android
A falta de atenção ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito e falar ao celular aumenta o risco em até 400%, segundo o Ministério das Cidades. O órgão também informou que, entre 2000 e 2011, o número de mortes nas vias públicas passou de 28.995 para 43.256 em todo país, o que representa um aumento de 49%. Com a finalidade de diminuir esses números, o Governo Federal apostou na tecnologia e lançou um aplicativo gratuito que promete educar o motorista a não usar o celular enquanto dirige.
Pesquisadores da Universidade Carnegie Melon, de Pittsburgh, afirmam que falar ao telefone celular, mesmo na função “viva voz”, diminui a atenção e favorece erros na condução do veículo. Os cientistas comprovam que as distrações ao volante levam à diminuição da habilidade do motorista, que podem ser comparadas àquelas de quem bebeu antes de dirigir.
Ainda que o pior não aconteça, o motorista infrator também é penalizado. De acordo com o levantamento do Setor de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos, de janeiro a abril deste ano, foram aplicadas 946 multas a condutores que dirigiam falando ao celular, totalizando cerca de oito multas por dia. O Código de Trânsito Brasileiro prevê em seu artigo 252 VI que, dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou falando ao telefone celular, constitui infração de natureza média, com penalidade de multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira de Habilitação.
A pesquisadora Sônia Guimarães Alves, 46 anos, já foi multada por falar ao celular enquanto dirigia. Ela contou que, desde então, tem evitado atender as ligações ao volante, mas às vezes a curiosidade é maior que a prudência. “Quando o telefone toca, a gente acaba se distraindo mesmo e fica tentado a atender. Após a multa, eu passei a prender meu celular no quebra-sol do carro e deixo-o sempre no viva voz, mas eu sei que não é a solução ideal”, disse.
Com o aplicativo Mãos no Volante, que está disponível somente para celulares com sistema operacional Android, o motorista pode programar o tempo que deve levar para chegar ao destino e, durante esse período, o telefone não recebe ligações. Todas as chamadas perdidas ficam registradas e quem ligou recebe uma mensagem SMS: “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”. A medida coíbe a distração ao volante causada até mesmo pelo toque da chamada. O aplicativo pode ser baixado através do Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.maosnovolante).
FONTE: TERCEIRA VIA
Sem comentários:
Enviar um comentário