terça-feira, 11 de junho de 2013

Glamour da violência: como as lutas do MMA influenciam o comportamento de jovens

 

por Fabiano Venancio – 04/06/2013 

MMAAtualmente, os lutadores de artes marciais, o MMA (o esporte que lembra  rinhas de galo e lutas de gladiadores no império romano) estão em evidência e começam a ser cobiçados pelas principais agências de publicidade. Eles viraram estrelas em alguns comerciais e são convidados para programas de auditório. O interesse das agências é por um motivo simples: os produtos relacionados com a luta atraem cada vez mais consumidores. É assim que funciona: tudo que vira moda, impulsiona o mercado consumidor.

Ocorre que, as lutas, que inspiram violência, deslancharam, viraram paixão e os lutadores acabam influenciando o comportamento de milhares de jovens.

Algo me chama a atenção e deveria ser alvo de um estudo e de uma campanha dos poderes públicos: o mal que as lutas de MMA causam à saúde dos lutadores. Há casos de lutadores que morreram com lesão cerebral e outros que têm lesões irreversíveis: amnésia, demência, Doença de Parkinson, entre outras. Muhammad Ali (Cassius Clay), uma lenda do boxe internacional, é um dos exemplos.

Sem comentários:

Enviar um comentário