quarta-feira, 19 de junho de 2013

Municípios se reúnem para Oficina de Implementação de Sistemas de Cultura

Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos municípios com o Ministério de Cultura, foi iniciada, nesta semana, no Hotel Travel Inn Personal, a Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais da Cultura. Esta é a primeira vez que o evento é realizado em uma cidade do interior do estado.
Dos 92 municípios do estado, Macaé foi escolhida para sediar o evento por já ter implantado o Conselho Municipal de Cultura, ter definido o Plano Municipal de Cultural e o Fundo Municipal de Cultura está em processo de finalização formal. “Para aderir ao sistema nacional de cultura, temos que ter esses pilares, que já implementamos e está em funcionamento. Estamos prontos para nos inscrever ao sistema, que abre as portas para trazer recursos do Governo Federal para fomentar a cultura em Macaé, apoiando projetos e entidades culturais”, explicou o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Tannus da Fonseca.
O vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Paulo de Tarso, ressaltou a importância da escolha do município para a realização deste evento. “Esse é um momento histórico para Macaé, por sediar a Oficina que geralmente acontece na capital do estado do Rio”, disse.
O chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura, Marcelo Velloso, explicou que a oficina começou com uma palestra voltada para gestores e pessoas que trabalham com gestão de cultura no Estado do Rio. “Vamos observar cada um dos componentes do sistema para fins de implementação. Por exemplo, elaboração de um projeto de lei que crie um fundo: o que ela deve contemplar, quais os objetivos e vantagens. O plano ainda é algo muito recente na nossa história. O ministério fez as metas do plano, que foram sancionadas em 2011”, explicou. 
De acordo com Velloso, Macaé está à frente no processo. “São poucas as cidades no Estado que têm um plano municipal de cultura. A cidade está bem principalmente porque tem um órgão gestor que está empenhado na discussão de políticas públicas. O governo municipal dialoga com a sociedade, com outros órgãos (governo do estado, federal). Esse é o passo mais importante. É um processo, mas está no caminho certo”, observou.

O evento é promovido pelo Ministério da Cultura (Minc), em parceria com a Fundação Macaé de Cultura (FMC) e o Conselho Municipal de Cultura, e é direcionado a gestores de municípios que estão em fase de implementação do Sistema de Cultura.
Fonte: Secom

Sem comentários:

Enviar um comentário