domingo, 21 de julho de 2013

Queda de cabelos pode significar má alimentação e falta de nutrientes. Veja dicas para mantê-los saudáveis!


cabeloA queda de alguns fios de cabelo é normal, perdemos cerca de 100 fios por dia, mas saiba: tem sempre mais cabelo crescendo do que caindo! É isso mesmo, o cabelo tem um ciclo de vida continuado e passa por fases de crescimento e de repouso. Cada fio vive uma etapa específica, que se distribui em 85% no período de crescimento e 15% no período de repouso.
Mas é preciso estar atento, quando houver um aumento significativo da quantidade de fios que caem, as coisas podem não estar indo bem. “Existem vários fatores envolvidos na queda de cabelos. Alguns são apenas temporários e sazonais, não precisando de muitas preocupações, outros relacionados a alterações orgânicas e/ou fisiológicas, e, ainda pode ser decorrente de causas genéticas”, explica Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Por exemplo, se o paciente tem familiares com calvície é possível que também sofra ou venha a sofrer deste problema. O ideal é procurar um dermatologista para que o mesmo avalie, identifique e trate adequadamente.”, afirma a dermatologista.
As principais alterações orgânicas envolvidas com a queda de cabelos são: alimentação inadequada, pobre em proteínas, vitaminas e minerais (principalmente dietas restritivas com perda abrupta e intensa de peso), anemia, medicamentos (anticoncepcionais, antidepressivos, emagrecedores), alterações hormonais, entre outras.
A dermatologista explica que a queda de cabelos também pode indicar a falta de alguns nutrientes que são fundamentais para o crescimento e saúde dos fios. “Os principais envolvidos na saúde capilar são o ferro, cobre, zinco, iodo, ácido fólico, aminoácidos (proteínas), vitaminas (biotina, vitamina D, vitamina B2 / B5 / B6) e ácidos graxos”.
blog_piscandoAzulClaroVitaminas, proteínas e ácidos graxos: fazem com que o cabelo cresça bonito e saudável.
blog_piscandoAzulClaroMinerais: têm um papel importante no metabolismo das proteínas que são responsáveis pela formação da estrutura dos fios de cabelo. A falta de certos minerais faz com que o cabelo se torne mais fino e frágil.
Para identificar e tratar a causa, Carolina Marçon alerta que é preciso a avaliação de um dermatologista que irá analisar os fatores desencadeantes e direcionar o tratamento mais adequado para o motivo da queda, que poderá englobar medicamentos por via oral e tópicos, laser, fotobioestimulação, suplementação e orientação alimentar e transplante capilar.
blog_piscandoAzulClaroPara prevenir a queda de cabelos, alguns cuidados:
  • Suplementos nutricionais bem indicados podem ser bons aliados na prevenção e reversão da queda de cabelo;
  • Se alimente adequadamente com uma quantidade suficiente de proteínas, ácidos graxos, vitaminas, minerais e água;
  • Evite medicamentos e suplementos sem indicação médica, muitos desses produtos podem desencadear ou agravar a queda de cabelo;
  • Use regularmente shampoos e demais produtos para tratamento capilar adequados ao seu tipo de cabelo;
  • Tente levar uma vida mais tranquila, mantendo sempre o equilíbrio. Praticar atividades físicas regularmente pode ajudar;
  • Evite usar água muito quente, opte por lavar o cabelo com água morna ou fria, isso garantirá vitalidade e brilho aos fios, além de evitar a queda;
  • Mantenha o couro cabeludo sempre limpo, afastando a oleosidade que dificulta a oxigenação do couro cabeludo, enfraquecendo os fios e estimulando a queda. 
    FONTE BLOG DA SAÚDE

Sem comentários:

Enviar um comentário