quinta-feira, 18 de julho de 2013

SEJA AMIGO DE SUA VOZ!!


seja_amigo_da_voz_SBFa“Em todos os ciclos da vida, Seja Amigo da sua Voz!”. Este é o tema central da campanha Seja Amigo da Voz que a Sociedade de Fonoaudiologia (SBFa) promoverá em 2013, em razão do Dia Mundial da voz, comemorado hoje (16). A campanha, assim como a data, visam promover a prevenção de doenças vocais e alertar para os cuidados que devemos ter com a voz em todas as fases da vida.
Para a presidente da SBFa, Irene Marchesan, a voz tem papel fundamental na vida das pessoas e  o papel da instituição é disseminar atitudes saudáveis que conscientizem a população. “Campanhas como esta são importantes alertas que podem ajudar a identificar sintomas, favorecer o diagnóstico precoce de distúrbios vocais e indicar os melhores caminhos para o tratamento, o mais antecipado possível”.
Nossa voz é o resultado de características herdadas e do ambiente em que vivemos. Cada voz é única e podemos ser identificados pela forma com que a usamos, embora ela varie bastante de acordo com nossas emoções e com as pessoas com quem falamos.
Abaixo listamos as principais dúvidas que as pessoas têm sobre a voz:
  • O QUE É UM PROBLEMA NA VOZ?
Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema de voz, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais.
  • COMO SABER SE EU TENHO UM PROBLEMA DE VOZ?
Se sua voz ficou diferente nos últimos tempos (rouca, fraca, tensa ou cansada, por exemplo), se melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora em situações em que usa mais a sua voz, é possível que esteja com um problema. Se as modificações durarem mais que 15 dias, você deve consultar um especialista.
  • COMO POSSO CUIDAR DA MINHA VOZ?
Procure falar sem fazer força e abra bem a boca para articular as palavras. Beba água regularmente, evite pigarrear, gritar e falar muito em ambientes ruidosos, competindo com o barulho. Limite o álcool e, se fumar, procure um programa para interromper o tabagismo. Remédios caseiros para melhorar a voz geralmente não dão resultados e podem irritar sua garganta.
  •  O QUE FAZER QUANDO ESTOU TOTALMENTE SEM VOZ?
Se precisar falar, não force, fale baixo e mais devagar, abrindo bem a boca, porém, evite sussurrar. Mantenha-ser hidratado bebendo goles de água ao longo do dia e procure um médico otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo.
  • POR QUE A VOZ QUE OUÇO GRAVADA PARECE DIFERENTE DA MINHA VOZ?
Quando escutamos nossa voz no dia a dia, recebemos informações por via aérea (com da voz pelo ar) e por via óssea (pela vibração dos ossos do corpo), e o som fica mais grave (grosso) que o som do gravador, que é mais próximo de como os outros nos ouvem.
A relação dos alimentos sobre a voz é indireta, pois somente o ar passa pela laringe e pelas “cordas vocais”. O mel pode ajudar como lubrificante e o própolis tem propriedades anti-inflamatórias, mas nenhum desses alimentos é tratamento para um problema de voz. A água também não passa pela laringe, mas a hidratação contribui para o funcionamento das cordas, reduzindo o esforço e aumentando o rendimento vocal.

Sem comentários:

Enviar um comentário