sexta-feira, 6 de março de 2015

Rio Rural Emergencial já beneficiou 280 pequenos produtores nas Regiões Norte e Noroeste


Programa para enfrentamento dos efeitos da estiagem realizou limpeza e desassoreamento de poços/bebedouros, açudes de uso coletivo e canais para adução de água.
O trabalho das máquinas consiste na limpeza e desassoreamento de poços e bebedouros para armazenamento de água.
O Programa Rio Rural Emergencial, da secretaria estadual de Agricultura, para enfrentamento dos efeitos da estiagem nas Regiões Norte, Noroeste e parte da Serrana do estado, já beneficiou 280 pequenos produtores rurais. Lançado pelo governador Luiz Fernando Pezão, em 26 de janeiro, em Italva, o programa tem entre outras ações, a limpeza e o desassoreamento das estruturas hídricas para o armazenamento de água, realizado por máquinas do Programa Estradas da Produção. O objetivo é garantir o abastecimento humano, a dessedentação de animais e a manutenção das atividades agropecuárias da propriedade.

Os trabalhos foram iniciados por Italva, no Noroeste, na microbacia Valão Carqueja, no dia seguinte ao lançamento do programa. No local, máquinas escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras realizaram a limpeza e o desassoreamento de poços/bebedouros, açudes de uso coletivo e canais para adução de água.

Em Conceição de Macabu (Norte), Itaperuna, São Fidélis, Cambuci e Bom Jesus do Itabapoana (Noroeste) e São Sebastião do Alto, Cantagalo e Trajano de Moraes (Serrana) as ações também já foram iniciadas seguindo cronograma de prioridade de atendimento estabelecido pelos Comitês Gestores de Microbacias - Cogem nos municípios.
Máquinas do Estradas da Produção já estão recuperando poços bebedouros para dessedentação de animais em áreas rurais.
A presidente da Emater-Rio e coordenadora do Programa Estradas da Produção, Stella Romanos, explicou que as equipas estão atuando com as patrulhas em duas frentes de trabalho.

- Na manutenção e conservação das estradas vicinais, por onde ocorre o escoamento da produção, e nas microbacias, realizando ações visando minimizar os efeitos da estiagem - afirmou.

O programa prevê ainda a abertura de poços tubulares para atendimento coletivo, práticas para suplementação alimentar do gado e a construção de barragens subterrâneas para armazenamento de água. O Rio Rural Emergencial conta com recursos de R$ 30 milhões do Banco Mundial.

As ações para enfrentamento da estiagem  estão previstas para serem executadas durante todo o ano de 2015 e vão beneficiar cerca de 13 mil pequenos produtores das microbacias hidrográficas atendidas pelo Rio Rural. Para receber os benefícios os pequenos produtores deverão adotar as práticas indicadas pelo programa, que promove a agricultura sustentável em 350 microbacias do estado.

Ascom

Sem comentários:

Enviar um comentário