sexta-feira, 26 de junho de 2015

Em 10 anos, Brasil pode ter 75 milhões de crianças obesas, alerta OMS


Refeições e lanches em fast-food são servidos em contextos positivos, como recompensa e comemoração



A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o Brasil terá 75 milhões de crianças com sobrepeso e obesidade em 2025 se não forem tomadas medidas para evitar este cenário. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - em parceria com o Ministério da Saúde - uma em cada três crianças entre cinco e nove anos de idade está acima do peso recomendado pela OMS. Os obesos entre os meninos brasileiros chegam a 16,6%, e entre as meninas somam 11,8%.

Um dos fatores que leva à obesidade entre crianças e adolescentes é o consumo de fast-food. A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UniCEUB, Karina Aragão, explica que a preferência da população - começando pelos adultos, propagandas e o sabor agradável são algumas das razões para o início precoce do consumo de fast-food na infância e sua perpetuação na adolescência. “Este tipo de hábito alimentar acompanha o modelo globalizado de alimentação”, diz ela.

A nutricionista chama a atenção para os problemas de saúde e psicológicos que a obesidade pode causar: “Diversos estudos vêm demonstrando que crianças acima do peso apresentam transtornos psicológicos como depressão, ansiedade e dificuldade de ajuste social. Diversas vezes indivíduos obesos sofrem estigmatização social e discriminação, podendo impactar negativamente em sua qualidade de vida”, explica a especialista.

O ideal, de acordo com Karina, é que crianças e adolescentes não consumam ou evitem ao máximo a ingestão de fast-food. Porém, comidas com alto teor de gordura e doces são servidos em contextos positivos, como recompensas e comemorações, fazendo com que haja a associação desses alimentos com algo positivo, o que reforça o consumo.
fonte: terceira via

Sem comentários:

Enviar um comentário