terça-feira, 3 de maio de 2016

Petrobras pode transferir atividades para São João da Barra




Funcionários da empresa em Macaé fizeram uma manifestação contra a mudança de cidade




















Nas últimas semanas ventilaram informações sobre a possível transferência das atividades da Petrobras de Macaé para São João da Barra. Os serviços da empresa, principalmente ligados às operações portuárias, passariam a acontecer no Porto do Açu. Em Macaé, funcionários da Petrobras fizeram uma manifestação no último dia 28, pedindo a permanência da estatal na cidade. Segundo o Ministério do Trabalho, quase 4 mil vagas foram fechadas somente este ano na Capital do Petróleo.

Por outro, os moradores da cidade sanjoanense e de Campos ficaram animados com a notícia. A possibilidade de abertura de novas frentes de trabalho, além de gerar renda, pode a equilibrar a economia da região. Desde o lançamento do porto, 2006, era especulada essa possibilidade.

Segundo o economista Alexandre Delvoux, a chegada da Petrobras para São João da Barra vai gerar novas e diversificadas oportunidades de emprego para o município sanjoanense e consequentemente para Campos. “É uma estratégia da Petrobras ir para São João da Barra. Todas as empresas trabalham para minimizar custos e essa mudança da Petrobras visa diretamente a contenção de gastos, principalmente nesse momento de crise. Diminuir gastos de operações portuárias, entre outros. Muitos empregos diretos e indiretos poderão ser gerados na região com a chegada da Petrobras”, frisou.

O economista ressaltou que São João da Barra e Campos devem se preparar para receber a estatal. “Os governantes desses municípios não podem cometer o mesmo erro que aconteceu com Macaé. É preciso investir e estruturar as cidades de forma que consigam absorver apenas os pontos positivos. Campos, por exemplo, tem mais estrutura e por esse motivo pode ter uma certa vantagem. Mas, o planejamento dessas duas cidades tem de ser bem analisado. E isso diz respeitos a vários setores da economia”, afirmou.

O estudante de engenharia de produção, Fernando Santos, afirmou que quando começou a fazer a faculdade pensou na possibilidade de trabalhar no Porto do Açu. No entanto, sempre que procurava por vagas de trabalho, todas eram para empresas situadas em Macaé. “Espero que realmente a Petrobras mude para a região. Campos tem uma boa mão de obra, profissionais qualificados e muitos deles atuam em Macaé. Acredito que agora é o momento da nossa cidade poder oferecer emprego para todos os campistas. Todos os melhores profissionais do setor eram obrigados a sair da cidade”, contou.
Fonte: Terceira Via

Sem comentários:

Enviar um comentário